5 métricas de Marketing Digital que você precisa acompanhar

Compartilhe com seus amigos

Você sabe quais as métricas de Marketing Digital que realmente conseguem mostrar o quanto sua campanha está perto dos seus objetivos?

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é poder acessar um volume bastante rico de dados a respeito da performance das suas campanhas. É possível conferir exatamente quantas pessoas foram impactadas e se tornaram clientes a partir das suas iniciativas.

Só que esse benefício também pode se tornar um problema. Se você não souber quais métricas analisar, o risco de erros aumenta. É preciso saber quais realmente refletem o seu sucesso para que seja possível manter a sua estratégia em constante melhoria.

Confira a seguir as 5 métricas de Marketing Digital que você precisa acompanhar:

1. Taxa de conversão

Toda a estratégia da sua campanha deve ser direcionada à conversão de clientes. Portanto, para ter certeza de que cada iniciativa implementada nela tenha sucesso nesse trabalho, você deve monitorar a taxa de conversão dela.

Trata-se da proporção de pessoas impactadas que efetivamente realizaram a ação desejada por você, como resgatar um cupom, comprar um produto, assinar um serviço, entre outros. Então, esse indicador deve permanecer sempre em crescimento.

2. Origens de tráfego

De onde vem a maioria dos acessos do seu site? Essa é uma informação bem importante e uma das métricas de Marketing Digital que você deve acompanhar com regularidade.

Esse número consegue mostrar a eficiência de cada canal da marca, já que você pode visualizar quais deles conseguiram direcionar mais tráfego para o seu site. Leve esses dados em conta quando estiver planejando suas próximas ações.

3. Custo de aquisição de clientes (CAC)

O quanto é gasto para adquirir clientes nas suas campanhas? Não faz sentido gastar mais para conquistá-los do que você conseguirá de retorno com eles. Essa é a ideia por trás de uma das principais métricas de Marketing Digital, o CAC.

Esse é um indicador que precisa estar sempre baixo, já que assim significa um retorno maior para a sua campanha e a empresa como um todo.

4. Taxa de retorno

Você se preocupa com a quantidade de clientes que retornam? Essa é uma das métricas de Marketing Digital que conseguem revelar a força da sua marca e dos seus produtos. Manter o público voltando é sempre saudável.

Essa taxa mostra a proporção de quem volta em relação a clientes novos. Vender mais deve ser sempre o seu objetivo, mas impactar quem já teve uma experiência com a sua empresa é bem mais fácil.

5. Leads qualificados

Tendo objetivos bem definidos na sua estratégia, uma das métricas de Marketing Digital que você precisa acompanhar diz respeito a quantas pessoas que realmente possuem perfil para serem clientes foram impactadas pela sua campanha.

Dessa forma, é importante contar com uma alta proporção de leads qualificados para melhorar cada vez mais seus resultados.

Ao monitorar cada uma dessas métricas de Marketing Digital, você terá todas as ferramentas que precisa para compreender muito bem a performance real das suas iniciativas. Assim, você consegue manter a sua campanha em uma rota de sucesso que só traz bons frutos para a sua empresa. Permaneça implementando boas ideias para que os números fiquem cada vez melhores.

De que forma você pretende usar essas métricas de Marketing Digital na sua estratégia? Conte nos comentários!


Compartilhe com seus amigos
W. Gabriel
wgabriel@daniellima.com

Mestre em administração com pesquisa em Marketing, professor de MBA em 7 estados do Brasil e em Portugal, consultor empresarial com especialidade em Marketing Digital, ex-orientador do CNPq para projetos de inovação junto ao Sebrae, premiado nas áreas de inovação e empreendedorismo em nível nacional e autor do blog wgabriel.net.