Afinal, o que é newsletter e como aplicar em minha estratégia?

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O marketing digital não para de crescer. É lógico, já que a internet se tornou uma ferramenta prática e popular, um item de bolso. Quem investe nessa área já percebeu que para conquistar é preciso investir em oferecer conteúdos de qualidade e de forma constante. E o e-mail é a ferramenta perfeita para isso.

Portanto, hoje vamos falar sobre o que é newsletter e como ela pode ajudar você a aumentar e melhorar as vendas. Confira!

O que é newsletter?

A newsletter é um boletim com informações e notícias sobre sua área de atuação, com links para a leitura do conteúdo completo para o seu site e/ou landing pages.

Ela difere do e-mail marketing por não ter ofertas específicas de venda de um produto ou serviço.

Como funciona?

A newsletter é um serviço — mediante cadastro — oferecido ao seu público. O seu envio é programado com periodicidade específica (semanal, mensal, bimestral, dependendo da sua área).

Ela permite que sua empresa atinja diferentes objetivos com apenas uma ferramenta:

Captação de contatos e geração de leads

A partir do crescimento da lista de e-mails e da oportunidade de analisar quais os conteúdos que mais interessam cada assinante.

Conquista de audiência para seus conteúdos

Com mais pessoas acessando seus materiais, você aumenta o conhecimento (e respeito) à sua marca, o que se converte em melhores oportunidades de venda e fidelização.

Melhoria do relacionamento com o público

Quando você está presente com frequência nas caixas de e-mails da clientela (cheio de informações preciosas), você aumenta e melhora a comunicação e a relação com elas. O resultado? Mais dicas de conteúdos, mais confiança e mais clientes.

Uma dúvida comum é entender o que é a newsletter e como ela se diferencia da assinatura RSS. Na prática, a RSS é um lembrete padrão enviado quando há novas postagens. Ele não pretende estabelecer uma conexão e funciona bem para quem quer acompanhar as atualizações de seus sites favoritos (como os Alertas do Google).

Como aplicá-la na minha estratégia?

Agora que você já sabe o que é newsletter, separamos algumas dicas para você aplicá-la na sua estratégia:

Selecione o conteúdo

Um dos segredos de uma newsletter de qualidade está na curadoria. Decida com carinho e cuidado quais os assuntos que vão compor a mensagem. Lembre-se de aproveitar a sazonalidade (datas comemorativas importantes) do seu negócio.

Segmente a sua lista

Um boletim precisa informar o que seu público quer saber. Por isso, segmente sua lista de contatos e separe-as de acordo com diferentes produtos, interesses e marcas. Dessa forma, você garante um maior interesse de quem recebe e, é lógico, uma melhor taxa de abertura e engajamento.

Personalize

Quando possível, inclua o nome de quem vai receber na mensagem. Isso ajuda a criar uma relação mais próxima e direta, fazendo com que seu público se sinta mais tentado a ler o material.

Não se esqueça do assunto

Uma newsletter precisa engajar. Por isso, invista em títulos chamativos, impossíveis de serem ignorados.

Em vez de adotar um nome como “Boletim da Empresa #36”, aproveite a principal notícia da mensagem como isca para atrair os cliques.

Respeite a privacidade

Não compre listas e nunca inclua contatos sem as devidas permissões.

É preferível crescer sua lista devagar e com pessoas realmente interessadas do que enviá-la para 20 mil endereços sem permissão e virar lixo eletrônico. O respeito à privacidade é fundamental para que seus investimentos tragam resultados positivos.

Gostou de saber o que é newsletter e como aplicar essa poderosa ferramenta na sua estratégia? Esperamos que sim. Aproveite a oportunidade e cadastre seu e-mail na nossa Lista VIP para receber novidades, promoções e ferramentas de marketing digital. É gratuito!


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W. Gabriel
wgabriel@daniellima.com

Mestre em administração com pesquisa em Marketing, professor de MBA em 7 estados do Brasil e em Portugal, consultor empresarial com especialidade em Marketing Digital, ex-orientador do CNPq para projetos de inovação junto ao Sebrae, premiado nas áreas de inovação e empreendedorismo em nível nacional e autor do blog wgabriel.net.