Aumente suas vendas criando uma loja virtual para seu negócio

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Criar uma loja virtual pode ser a solução perfeita para quem deseja expandir os negócios ou começar a empreender, e o custo-benefício do e-commerce é um dos principais atrativos. No entanto, para que você aumente suas vendas com o seu canal online, é preciso ficar atento a alguns fatores.

Por impulso, muitos criam um site destinado às vendas e só pensam nos detalhes mais adiante. Com isso, o que poderia ser simples acaba se tornando uma dor de cabeça. Mas não se desespere! Tomando alguns cuidados, seus lucros podem aumentar consideravelmente por meio de um e-commerce.

Quer entender a importância da loja virtual e quais fatores devem ser considerados para o seu sucesso? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Por que é importante criar uma loja virtual?

O alcance é maior

Abrir e espalhar franquias estrategicamente é uma das soluções mais comuns tomadas por aqueles que decidem expandir os negócios, mas muitos já estão percebendo os benefícios do e-commerce em relação ao alcance. Por meio de apenas um centro de operações sua loja fica visível para pessoas de outras regiões.

A loja fica disponível 24 horas

Outro aspecto que fará suas vendas crescerem de maneira considerável é a disponibilidade. Nem todos podem ou desejam sair no horário comercial para fazer compras. Sendo assim, é preferível acessar o site da loja e realizar as compras com alguns cliques.

Os custos são menores

Para inaugurar outro estabelecimento comercial será necessário um investimento grande, sem contar os custos para a manutenção. É claro que uma loja virtual não sai de graça, mas o valor do investimento é consideravelmente mais baixo do que um estabelecimento físico.

Quais fatores devem ser considerados para a criação?

Planejamento

Antes de criar o seu negócio online é fundamental fazer um planejamento para evitar surpresas. A escolha da plataforma é um dos fatores cruciais para o bom funcionamento do seu e-commerce. Há diversas opções no mercado para todos os bolsos e necessidades — entre elas, destaca-se o Magento.

Pesquisa

Mesmo que você já tenha uma empresa e saiba o que vender, é sempre bom ficar de olho nas oportunidades. Uma das melhores ferramentas para analisar as tendências é o Google Trends. Com ele é possível saber o período em que determinado termo tem mais procura, o nível de popularidade, as palavras relacionadas, entre outras informações.

Atendimento

Em todas as lojas, sejam físicas ou virtuais, o atendimento é de suma importância para conquistar o cliente. Os chats online resolvem bem essa questão. Contudo, nem sempre é viável contar com um atendente 24 horas. Nesse caso você pode optar por um chatbot. Esse software utiliza inteligência artificial e consegue responder às principais dúvidas dos usuários.

Divulgação

Esperar que as pessoas caiam de paraquedas na sua loja virtual é um grande erro. É sempre bom utilizar estratégias de SEO para aumentar o tráfego orgânico do site, mas depender só disso não é uma boa ideia.

A rede de displays do Google AdWords é uma ótima opção para que a sua marca ganhe reconhecimento. Por meio dela seus anúncios são exibidos em sites onde seu público-alvo se encontra. Se o seu objetivo é a conversão, você deve utilizar os links patrocinados e direcionar os usuários para uma landing page.

Para que você aumente suas vendas com a loja virtual é necessário planejar todos os passos, prestar um bom atendimento e investir na divulgação. Por isso, lembre-se: construir o seu negócio online na base da improvisação pode não ser uma boa escolha.

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W. Gabriel
wgabriel@daniellima.com

Mestre em administração com pesquisa em Marketing, professor de MBA em 7 estados do Brasil e em Portugal, consultor empresarial com especialidade em Marketing Digital, ex-orientador do CNPq para projetos de inovação junto ao Sebrae, premiado nas áreas de inovação e empreendedorismo em nível nacional e autor do blog wgabriel.net.