Mix de Comunicação e Mídias Sociais

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É comum encontrarmos em livros de marketing, além de textos sobre planejamento estratégico e mix de marketing, algo falando também do mix de comunicação e suas ferramentas. Ao pensarmos nas mídias sociais, facilmente caímos no dilema sobre qual tipo de comunicação dentro do mix esse meio está, se ele é marketing direto, propaganda, evento de experiência, dentre outros. O fato é que o conhecido mix de comunicação, tão divulgado sobretudo por Kotler e Keller, não é uma classificação de ferramentas, mas de estilos de uso das diversas ferramentas. Por isso, essas classificações comunicacionais podem nos ajudar a montar um paralelo entre as diversas ações digitais e suas formas de trabalho. Veja a seguir uma apresentação que desenvolvi para a UFC – Universidade Federal do Ceará, em julho de 2013, exatamente sobre a integração das mídias sociais com o mix de comunicação. De antemão, meus agradecimentos à professora da UFC Sílvia Belmino pelo convite.

Para os meios mais tradicionais, o mix de comunicação é uma reunião das possibilidades de comunicação quando trabalhada com foco no marketing. Há autores que defendem, além da conhecida lista dos 6 pontos do mix de comunicação, outras inúmeras classificações de ações comunicacionais, sobretudo quando se entra na seara da comunicação below the line. Polêmicas à parte, é possível trabalharmos o mix de comunicação em cada uma de suas facetas, atrelado a elas as possibilidades técnicas e sociais das mídias sociais digitais.

Diante do convite que recebi, em julho em 2013, pela profa. Silvia Belmino, da Universidade Federal do Ceará, para ministrar algumas palavras sobre Mix de Comunicação e seu aproveitamento pelas mídias sociais, trabalhei o conteúdo puxando não apenas para as características de redes sociotécnicas, que elas são, mas também de seu estado de sites, aplicativos e outras ferramentas. Por fim, resgatei uma pesquisa que apresentei na USP – Universidade de São Paulo em que as características da comunicação de marketing em meios online são listadas. Refere-se a uma proposta de caracterização do perfil das ações de comunicação online cotidiana.

Segue abaixo a apresentação realizada na Universidade Federal do Ceará:

Mídias Sociais e Mix de Comunicação – a integração dos meios digitais sociais com as demais possibilidades de comunicação

Mix de Comunicação e Mídias Socais

Clique na imagem para acessar a apresentação em slides


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