O mercado de restaurantes na internet, em Fortaleza, Ceará

Compartilhe com seus amigos

Convido você a acompanhar uma rápida análise de mercado utilizando como objeto restaurantes em Fortaleza, tomando como campo de visão a internet, especificamente no que tange sua presença online no Google.

Fortaleza é uma grande cidade do nordeste brasileiro. Possui atualmente cerca de 2,5 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE, e uma característica muito valorizada no Brasil: é uma cidade litorânea. Seu talento para turismo e lazer também são reconhecidos em todo o país e em muitas partes do mundo. Fortaleza é, sem dúvida, um local propício ao negócio de restaurantes.

CONCORRÊNCIA NA INTERNET

Segundo o Google Maps, existem cerca de 2.884 resultados quando se digita o termo “Restaurante Fortaleza”. Não necessariamente são todos restaurantes. Pode-se dizer, porém,  que são concorrentes diretos e indiretos deles de acordo com o Google Maps, considerado o maior site de maps do mundo online.

Restaurantes em Fortaleza no Google Maps

Marcações no Google Maps para Restaurantes Fortaleza

COMO AS PESSOAS PESQUISAM POR RESTAURANTE EM FORTALEZA?

Achar o termo exato ou aproximado de como as pessoas daquela região pesquisam por seu negócio é essencial para montar uma estratégia online com o menor risco possível.

Em uma rápida pesquisa no Google, viu-se que o Google Instant já sugeriu o termo “Restaurante Fortaleza” como um dos mais buscados. O curioso é que o segundo termo incluiu a palavra Delivery. Já o terceiro deu foco a Juazeiro do Norte. Será isso uma tendência? Certamente – e jamais descartável.

Termo Restaurantes Fortaleza no Google Instant

Se pesquisarmos, portanto, efetivamente pelo termo sugerido pelo próprio Google Instant, vejamos o que aparece nas primeiras posições:

Primeiros resultados na SERP do Google para Restaurantes Fortaleza

Primeiros resultados na SERP do Google para Restaurantes Fortaleza

A Veja Fortaleza domina inúmeras buscas pelo mercado de alimentos, bebidas e lazer. Não é surpresa que ela também domine esta nossa pesquisa.

O outro destaque é o próprio Google Maps, que já traz os principais restaurantes conforme identificou seus motores. Neste momento, é possível destacar os conhecidos restaurantes Sal e Brasa, Coco Bambu, L’ô Restaurante e Colher de Pau. A surpresa aqui ficou para o restaurante La Paella Cocina Española, que não é tão pop quanto os demais citados, mas se figura como segunda no ranking do Google Maps para seu setor. Certamente as indicações da TripAdvisor, a pontuação agregada no Google Plus e a interação do público formataram esse status à La Paella Cocina Española. São dicas que todos os demais restaurantes poderiam aproveitar. Afinal, quem está no topo do Google pode ganhar mais visibilidade. E quem não é visto não é lembrado.

QUEM FORMA OPINIÃO NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE?

Perceber a Veja Fortaleza no primeiro lugar do Google para o termo “Restaurantes Fortaleza” pode satisfazer muita gente que deseja conhecer mais opções do setor de restaurantes. Mas não só do primeiro lugar do Google vive a influência das buscas na internet. Pode-se dizer que a primeira página do Google como um todo cumpre seu papel, seja com maior ou menor relevância para o usuário.

Diante dessa visão, aparecem para fechar a primeira página do Google outros grandes portais como:

  • TripAdvisor;
  • GuiaMais;
  • TeleListas;
  • FeriasBrasil;
  • GuiaDaSemana;
  • Groupon; e
  • Apontador.

Perceba que, para fechar a primeira página, deixei de citar dois resultados que também apareceram. Citarei agora em destaque devido à conquista que alcançaram ao furar o domínio dos megaportais listados. Foram eles os portais Qype e Dizaigi.

De antemão, ao realizar uma pesquisa rápida sobre o Qype, é possível perceber que se trata de um portal de buscas e recomendações. Já o Dizaigi, eis a surpresa: trata-se de um blog que comenta, em autodefinição, sobre luxo, estilo, viagens, gastronomia, glamour e life style.

Dominância de grades portais nos resultados para Restaurantes Fortaleza

Dominância de grades portais nos resultados para Restaurantes Fortaleza

O BLOG “DIZ AÍ GI” E SUA PRESENÇA ONLINE SOBRE O TERMO “RESTAURANTE FORTALEZA”

Um blog desenvolvido em WordPress, com diversos plug-ins interessantes instalados, boa autoridade calculada pelo Google e mantido por Gizelle Farias, que tem ao seu lado Luciano Farias, do portal Fortaleza.Etc.Br.

O furo dado pelo Dizaigi na predominância dos grandes portais vem mostrar a oportunidade que se apresenta não apenas a Veja, Google Maps, TripAdvisor e outros gigantes. Com um trabalho, ao que se pode ver, que combina bom CMS como o WordPress, plug-ins de otimização, backlinks, conteúdo de qualidade e foco na palavra-chave mais buscada por quem procura por restaurantes no Ceará, que é “Restaurantes Fortaleza”, o Dizaigi penetra na primeira página do Google com grande relevância e se torna um dos principais formadores de opinião online para esse setor.

Blog "Diz Aí Gi" e sua indexação sobre o termo Restaurantes Fortaleza

Blog “Diz Aí Gi” e sua indexação sobre o termo Restaurantes Fortaleza

QUEM NÃO APROVEITA A OPORTUNIDADE

Ao realizar a análise de tendências de busca ainda sobre o termo “Restaurantes Fortaleza”, é possível perceber que o restaurante Sal e Brasa teve um crescimento de +110% nas buscas nos últimos 12 meses. Caso parecido com o restaurante Coco Bambu, que calcula crescimento de mais de 100% no mesmo período. Talvez não seja à toa que eles se figurem entre os principais estabelecimentos citados pelo Google Maps em seu ranking.

Um caso curioso é o do Restaurante Piaf, que mostra um aumento de mais de 100% nas buscas em relação aos últimos 12 meses. Mesmo com esse aumento nas buscas por seu nome, o Restaurante Piaf não aparece nas buscas até a 5ª página do Google. Também não se veem anúncios do referido restaurante dentro do Google Adwords, o que seria outra forma de aparecer. Para desvendar essa questão, é necessário analisar uma série de pontos. Por exemplo, se há técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas a conteúdo, estrutura de código e links; se há assessoria de imprensa trabalhada com foco em reputação online e aumento de autoridade; se há um trabalho de social media que considera também ações de otimização de marca, não apenas do ambiente online; dentre outros pontos.

Análise de tendências de buscas para Restaurante, no Ceará, nos últimos 12 meses

Análise de tendências de buscas para Restaurante, no Ceará, nos últimos 12 meses

UMA FORMA DE MELHORAR A VISIBILIDADE E GERAR CONVERSÕES: GOOGLE ADWORDS E SEO

Foram identificados poucos anúncios de restaurantes de Fortaleza nas páginas do Google para o termo “Restaurantes Fortaleza”.

Isso se mostra como uma oportunidade perdida, tendo em vista que a concorrência online ainda é baixa, com a primeira página dominada por portais de pesquisa e comentários. Ao ganhar visibilidade na primeira página, principalmente sobre o termo mais buscado quando se procura por restaurante em Fortaleza, há uma chance multiplicada de gerar conversões e valor agregado.

O investimento para ganhar tal visibilidade no Google passa, dentre outras ações, pelo trabalho forte de SEO – Search Engine Optimization e Google Adwords, com a ação de Links Patrocinados, principalmente neste caso aqui analisado.

Conclui-se, portanto, que o as oportunidades na internet para restaurantes de Fortaleza são aproveitadas por poucos. Vê-se que o campo está aberto para investimentos em SEO e também em Google Adwords para o setor. Além disso, é importante que se observe as oportunidades abertas por sites como o Sabores da Cidade e o Dizaigi, que aparecem neste setor como formadores de opinião online.

.

W. Gabriel de OliveiraW. Gabriel de Oliveira é professor mestre em Marketing pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Tecnologias Digitais e bacharel em Comunicação.
Ministra curso especializados em internet e mídias sociais, além de aulas em Pós-Graduação em universidades e faculdades do Norte e Nordeste brasileiros.
Com prêmios nacionais na área de empreendedorismo, inovação e design, trabalha sempre alinhando prática à base teórica, o “fazer” com o “como fazer”, “por que fazer” e “quando não fazer”.
Foi dessa filosofia e preparação que trabalhou com desenvolvimento de projeto de marketing para internet em São Paulo, Rio de janeiro, Brasília, Belém, Fortaleza, Lisboa, dentre outros locais; além de produções acadêmicas com  publicações em livros e revistas  científicas. Mantém o blog wgabriel.net 


Compartilhe com seus amigos